Vamos falar da saúde mental masculina
No âmbito do "Setembro Amarelo" - mês da prevenção do suícidio - há um facto a ser discutido.
The incidence of completed suicide is vastly higher among males than females among all age groups in most of the world. As of 2015, almost two-thirds of worldwide suicides (representing about 1.5% of all deaths) are by men.
A incidência de suicídio é muito maior entre os homens do que entre as mulheres,verificando-se isto em todas as faxas etárias na maior parte do mundo. Em 2015,quase dois terços dos suicídos ocorridos mundialmente (representando cerca de 1,5% de todos os óbitos) foram homens.
- Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Gender_differences_in_suicide
Porque é que isto acontece?
A toxicidade masculina,muitas vezes transmitida pelos progenitores,contribuí para a deterioração psíquica do homem.
Quantas vezes ouviram "Os homens não choram"? Estes ensinamentos,aliados ao sentimento de ter de ser "um pilar que sustenha tudo e todos sem ruir", conduzem à repressão de emoções,que mais tarde desencadeiam problemas mais graves a nível psicológico cujos sintomas são abafados pelo próprio indivíduo com a recorrência,por exemplo, ao álcool,acabando este não só com patologias psiquiátricas,mas também danos físicos no resto nos sistemas de orgãos.
Sendo assim,e ao contrário do que possas ouvir,chora. Se estiveres mal,não guardes para ti. Pede ajuda. Somos todos humanos,e estamos todos sujeitos a problemas e a lidar com eles. Admiro a tua coragem,mas não tens de ser o super-homem.